Você Quer Ganhar Mais Dinheiro?
23/mar/09 – 21:05 | 12 Comentários | Visualizações: 6.716

A busca das pessoas por novas formas de ganhar mais dinheiro é algo antigo e bastante comum. Não é a toa que o termo “dinheiro” é pesquisado mais de um milhão de vezes por mês no Google. Você, provavelmente, é uma dessas pessoas. Nós do grupo Onde Está O Dinheiro estamos cientes dessa busca contínua e queremos propor um caminho para você chegar onde quer.

Leia o resto do artigo »
Beleza & Saúde

Dicas para você cuidar bem do seu corpo e ficar com a saúde em dia.

Crescimento Pessoal & Liderança

Dinheiro & Negócios

Tópicos relacionados a dinheiro, independência financeira, negócios e empreendedorismo.

Marketing de Rede

Informações relevantes para que você possa desenvolver o Marketing de Rede com profissionalismo.

Página Inicial » Destaques, Marketing de Rede

O Que é Marketing Multinivel (MMN)?

Escrito por em 10/fev/09 – 12:4143 Comentários | Visualizações: 29.070

MMN é um acrônimo para Marketing Multinível, que é também muito conhecido por Marketing de Rede ou Marketing de Relacionamento.

Como o nome sugere, múltiplos níveis de pessoas divulgam produtos para consumidores. Um representante de vendas (também chamado de distribuidor, membro, consultor ou semelhante dependendo da empresa) consegue consumidores e também patrocina e treina outros representantes a fazer o mesmo que ele. Isso acaba criando uma rede de relacionamentos, dai os nomes Marketing de Rede e Marketing de Relacionamento.

mmn-representante-conquista-clientes

Um sistema de marketing em múltiplos níveis é o que todas as empresas querem (tradicionais ou MMN). Se você já viu uma empresa tradicional anunciar algo como: “Indique um amigo e ganhe um desconto na próxima compra“, você já ouviu falar de Marketing Multinível. Todos os ramos de negócio usam essa técnica. Profissionais liberais (médicos, dentistas, contadores,…) conseguem a maioria dos seus clientes baseado em indicações pessoais. Todos esses negócios estão simplesmente tentando fazer com que seus clientes atuais divulguem e distribuam seus produtos e serviços para novos potenciais clientes.

A Empresa Tradicional

Numa empresa tradicional, um gerente de vendas e alguns representantes de vendas são contratados. A empresa então está limitada tanto ao número de pessoas que elas podem contratar de acordo com os recursos financeiros que a empresa dispõe para pagar salários, quanto a quantidade de pedidos que um gerente pode atender. Uma vez que um gerente esteja bastante atarefado, ela pode contratar um novo gerente, ou quem sabe promover um dos representantes. Se comparado ao MMN, esse talvez seja o modelo de marketing “multi-largura” uma vez que a empresa cresce horizontalmente, ao invés de verticalmente.

mmn-marketing-multi-largura

A Empresa de MMN (Marketing Multinível)

Uma empresa de MMN começa recrutando uma pessoa, que consegue consumidores e patrocina novos representantes (até aqui é igual ao modelo tradicional). A diferença é que cada representante tem a opção de se tornar um gerente e patrocinar outros representantes. A empresa de Marketing de Rede não paga salários, ela paga comissões; portanto não existe limite para o número de representantes ou gerentes que a empresa pode recrutar. Isso é benéfico tanto para a empresa, devido à rápida expansão com menos risco, quanto para os representantes, pois suas rendas não estão limitadas ao quanto eles podem vender. Uma vez que recebem comissões extras por terem treinado outros representantes.

mmn-marketing-multinivel

De fato, Marketing de Rede, Marketing Multinível, ou simplesmente MMN é um dos cinco principais métodos usados pelas empresas para vender e distribuir produtos e/ou serviços para o consumidor.

Todas as empresas (MMN ou tradicionais) têm um ponto forte em comum: elas de um modo fornecem um produto ou serviço que melhora de algum modo a vida do consumidor. Uma vez que uma empresa tenha tal produto ou serviço, elas precisam torná-lo amplamente conhecido. Elas alcançam isso com a distribuição de tal item. Distribuir um produto envolve encontrar um consumidor e fazer com que esse produto chegue até as mãos desse consumidor. Existem então cinco maneiras de distribuir um produto ou serviço:

As Cinco Principais Maneiras de Distribuir um Produto ou Serviço

Varejo: a empresa aluga ou compra um ponto numa área geográfica propícia (em geral um lugar que passa um bom número de pessoas) e contrata vendedores para atender as necessidades dos clientes que vêm até a loja.

Mala-Direta: a empresa compra uma lista de endereços. Contrata um gerente de marketing para escrever um catálogo de produtos e serviços que será então enviado pelo correio para os potenciais clientes.

Tele-Marketing: a empresa compra uma lista de números de telefone. Contrata e treina representantes para ligar para os potenciais clientes e vender produtos e serviços pelo telefone.

Internet: a empresa cria um site na internet e o anuncia para conseguir visitantes. A comunicação com o cliente é feita em geral de modo escrito.

MMN: a empresa recruta um representante para vender produtos e dá o direito desse representante encontrar e treinar outros representantes para fazer o mesmo.

Cada um dos cinco métodos acima pode usar técnicas de um ou mais dos outros métodos. Em outras palavras, uma empresa de varejo não está limitada às pessoas que passam pela frente da loja. Ele pode anunciar no rádio, televisão, enviar mala-direta e acima direcionar mais clientes até a loja. Isso pode aumentar sensivelmente o número de clientes.

De modo similar, um representante de uma empresa de Marketing Multinível pode usar técnicas de todos os outros quatro métodos e também pode falar com amigos e familiares. Assim como o proprietário de um ponto de varejo (como uma loja ou restaurante) pode falar com seus amigos e familiares sobre o seu negócio.

Então, o que é Marketing Multinível? O principal ponto a ser entendido é que distribuir um produto significa torná-lo conhecido. O MMN e as outras quatro maneiras citadas são simplesmente métodos usados para tornar um produto conhecido.

MMN é Orgânico

De modo orgânico, a Marketing de Rede é um modelo fantástico. Por “orgânico”, eu quero dizer que se tirarmos todo o ruído e excitação em volta desse modelo e olharmos para ele de modo conceitual, veremos que é o modo mais puro para colocarmos um produto nas mãos do consumidor e que também é o modo mais puro para sermos compensados pelo trabalho.

Veja o por quê:

  1. No estado orgânico uma pessoa compartilha um produto de valor com outra pessoa (não por que ela irá lucrar, mas porque o produto é realmente bom). “Eu gosto disso, e acredito que você possa gostar também.” Isso é puro.
  2. Uma pessoa compartilha uma idéia de negócio com outra pessoa – essa é a base de todos os negócios ao longo da história. “Eu encontrei um negócio que eu gostei muito e talvez você queira trabalhar comigo.” Isso também é puro.
  3. A pessoa que mostrou o negócio para outra SOMENTE irá lucrar SE a pessoa para quem ela mostrou tiver sucesso no desenvolvimento do negócio – isso é uma atitude responsável e também é pura.

Esses três itens são os conceitos orgânicos do Marketing de Rede que, no meu ponto de vista, são absolutamente brilhantes.

Se você olhar para a essência do marketing tradicional, você verá uma pessoa escrevendo um anúncio e 98% das pessoas que o lêem não fazem nada (um excelente profissional de marketing pode conseguir 10% de resposta, a média é de 2%).

Olhe ao seu redor e veja tudo que é necessário para mover um produto até o consumidor no modo “tradicional”, e você verá muitas ações e recursos desperdiçados. Você pode imaginar o quão mais limpa e pura seria uma cidade sem anúncios? Pense no número de árvores que são consumidas em nome da publicidade, e de todo esse material que é tratado como lixo depois de um tempo.

Talvez uma boa maneira de descrever o Marketing Multinível seja demonstrando o quão similar a uma empresa tradicional o MMN é, e também o quão diferente. Veja esse diagrama e entenderá.

mmn-vs-tradicional

Por favor, entenda que não estou criticando o uso das árvores e a poluição visual, ou a publicidade de modo geral – só usei isso para que você percebesse a quantidade de ações e recursos que desperdiçadas para mover um produto até o consumidor, se comparado à simplicidade de uma pessoa se comunicando com outra. Nada mais.

Recomendamos que leia: Como Funciona o Marketing Multinível?
Veja toda a série de artigos em: A Verdade Sobre o Marketing Multinível

Do Original em Inglês, escrito por Tim Sales.
Traduzido por Marcelo Braun.
Revisado por Luciano Bargmann.

43 Comentários »

  • [...] Sua missão: Levar o Suco Tahitian Noni para o mundo inteiro. Seu modelo de distribuição é o Marketing Multinível, uma forma justa, eficiente e econômica de propaganda e distribuição de [...]

  • [...] O Que é Marketing Multinível (MMN)? Você entenderá, em termos simples, o que é MMN e como ele se compara á uma empresa dita [...]

  • Olá Marcelo. Gostaria de te dar os parabéns pelo conteúdo excelente do seu site. Ele está bastante completo. As explicações sobre marketing multinível estão de fácil compreensão. Gostaria de lhe motivar a escrever sempre, pois o material que você dispõe no site está fantástico. Um grande abraço do amigo Rafael Galdino.

  • [...] são as indústrias que tem conseguido crescimento real nesse cenário. Felizmente a indústria do Marketing de Rede é uma delas. O vídeo acima faz um bom trabalho apresentando e trazendo credibilidade à esse [...]

  • tailane disse:

    Olá Marcelo,sou nova por aqui…pra dizer a verdade,gostei dessa idéia MMN.Mas confesso que essas oportunidades pela net,me deixam co o pé atrás…Gostaria de saber se a empresa é confiável.Obrigada.espero retorno.

  • Karlos disse:

    BOM GALERA EU ATÉ ENTÃO NÃO HAVIA TESTADO ESSE TAL DE MMN, MAS CONFESSO QUE O QUE IREI PARTICIPAR EM BREVE DIAS SERÁ UMA EXCELENTE OPORTUNIDADE PARA TIRAR MINHAS DÚVIDAS, OLHE VOCÊ TAMBÉM O LANÇAMENTO DO SITE SERÁ NO DIA 10 DE FEVEREIRO, VAMOS LÁ FAZER PARTE DESSA MATRIZ VC TAMBÉM!

    • Marcelo Braun disse:

      A decisão é sua Karlos, mas eu teria um pouco mais critério antes de escolher uma boa empresa de Marketing de Rede. Existem muitas empresas sérias por ai, e tantas outras que só tentam tirar proveito do sistema.

      Entenda qual o produto da empresa, analise se existe demanda por parte do público para esse tipo de produto, tente saber quem são as pessoas que administram a empresa, se são éticos e comprometidos etc.

      Juizo e sucesso.
      Marcelo.

  • anderson disse:

    Olá Marcelo Braun, você ja ouviu falar da empresa Dinastia soluções financeiras.

    abraço e sucesso.

    • Marcelo Braun disse:

      Oi, Anderson.

      Sim, eu já ouvi falar da Dinastia. Eu inclusive já vi o plano de negócios deles 3 vezes nos últimos anos. Eu considero a Dinastia uma empresa séria, bem estruturada, com um serviço justo, e um bom treinamento.

      Respeito quem escolheu essa empresa para desenvolver o seu negócio, mas esse não é o meu caso. Eu considero que existem melhores opções.

      Se você quer conhecer a empresa que o Luciano e eu consideramos a melhor empresa de Marketing Multinivel peço que visite http://www.compensacaobrilhante.com.br

    • Edison disse:

      Boa Noite Anderson

      Sou Dinasta e compreendo perfeitamente as dúvidas que surgem , após conhecer a proposta da empresa,mas, nada impede que suas dúvidas sejam respondidas.

      No que posso auxiliar ?

      Grande Abraço

      Edison – Porto Alegre/RS

  • [...] Multinível?A Verdade Sobre o Marketing Multinível (Série de Artigos)Como Ganhar DinheiroO Que é Marketing Multinível (MMN)?Marketing Multinível é Legal? Ou é uma [...]

  • Gostaria de expressar os meus parabéns pelo excelente blog e profissionalismo de vocês! Parabéns mesmo!

    De vez em quando eu faço umas buscas na internet por blogs relacionados a negócios de marketing multinivel, e é dificil encontrar um trabalho assim como o de vocês!

    Continuem mantendo este excelente trabalho! Certamente irei visitá-los mais vezes e também recomendá-los!

    Será também um prazer para mim mantermos uma boa amizade e troca de conhecimentos!

    Abraços!

    Atenciosamente,

    Diogo Costa

  • Luciana disse:

    O problema do MMN é que forma uma corrente com muitos elos e dificilmente vc conseguirá manter os elos unidos a partir do 3º nível, justamente por que poucas pessoas possuem as cararcteristicas necessárias para desenvolver o negócio.
    Com isso, você pode começar muito bem no negocio e ocorrer um crash de baixo para cima, simplismente por que os elos da corrente são muito frágeis.
    A comparação com o negocio tradicional é interessante, concordo com você que são estruturas semelhantes, no entanto, no negocio tradicional vc inicia o trabalho e ao final de 30 dias vc é remunerado pleo seu esfoço.
    No MMN ocorre o inverso vc investe seu tempo seu dinheiro e ao final de 30 dias, na maioria dos casos, o seu saldo é negativo. Haja vista o grande numero de desistencias inerentes ao negocio e esse fato é inegável.
    A grande maioria das pessoas são orientadas a trabalhar com a lista quente ( amigos, familiares, colegas de trabalho), quando a lista quente funciona VIva!, mas quando ela não funciona o numerod e pessoas que terá para recrutar para io seu negocio diminue na mesma proporção que vc precisa encontrar mais pessoas. A essa altura vc ja investiu muito tempo e dinheiro no negocio e aquela ideia inicial de que vc tem uma GRANDE OPORTUNIDADE NAS MÃOS, começa a enfraquecer, afinal por mias que se queira ajudar os outros entramos no marketing de rede para ganhar dinheiro e quem admitir o contrário é demagogo.

    • Olá Luciana!

      Muito obrigado pelo teu comentário, ele vem muito de encontro com o que eu acredito ser a ilusão vendida para muitos. Pelo visto, você já participou de alguma atividade de multinível, e acredito também que você deve ter passado pelo que relatou. Muita gente vende o MMN como algo fácil, e vou te contar algo que talvez você já saiba: não é fácil. Assim como não é fácil ser médico, engenheiro, ou qualquer outra profissão de prestígio e com boa remuneração.

      Eu não sei qual é a sua história com o MMN, mas pela minha experiência, eu deduzo o que aconteceu no seu caso: falta de treinamento e acompanhamento adequado, em conjunto com a venda da ilusão que você relatou aí em cima.

      Marketing de Rede é como qualquer outra profissão comissionada. Ela te dá ganhos extraordinários SE VOCÊ FIZER O TRABALHO. Não acho justo comparar com um emprego, pois se você ficar enrolando seu chefe, ao final de 30 dias com certeza receberá seu salário. Por quanto tempo? Isso não sei , depende do chefe.

      Para fazer o trabalho direito, você precisa de um treinamento adequado, que ensina, PRINCIPALMENTE, a não vender gato por lebre. A não criar ilusões. A definir metas. A ensinar como fazer e dar apoio no início.
      Nem todo mundo sabe que ao iniciar um negócio de MMN, está abrindo sua empresa em casa. Isso requer motivação e planejamento. Mas o marketing de rede é o único que oferece a oportunidade de iniciar sua própria empresa com baixo investimento e baixo capital de giro, com a vantagem de ter uma grande empresa por trás te dando o apoio e cuidando das coisas ruins como inventário, logística, contas a pagar e receber, empregados…

      Tem mais um aspecto: produto/serviço. Tem gente que vende porcaria em MMN. Isso não é culpa do modelo de negócios, mas sim de quem executa o trabalho. Você já foi a algum restaurante em que foi mal atendido? Você por acaso deixou de ir a restaurantes porque um dia foi mal servida? Acredito que não.

      Existem pessoas que sabem aplicar este modelo de negócios de modo profissional para movimentar produtos que as pessoas gostam e querem mais. Não desejo mudar sua opinião, mas apenas dar minha opinião sobre os motivos que me fazem apaixonado pelo MMN.

      Um grande abraço!
      Luciano

      • Mauricio disse:

        Oi Luciano!!!
        Gostei muito do seu esclarecimento!!..Tem gente que acha mesmo fácil esse negócio de mmn…O modelo de negocio é muito eficaz principalmente se vc tiver o produto certo!! Realmente como vc disse, tem muita gente querendo de salário e tem muita empresa de mmn vendendo porcaria.
        Muitas vezes as pessoas se esforçam para as empresas tradicionais por um misero salário, mais como já estão condicionados a essa cultura de escravidão não conseguem enxergar a oportunidade que o mmn oferece!!!…porque não fazer esforço pra si mesmo?…escolha com muita cautela a empresa de mmn, faça uma boa retenção, mostre- se como um verdeiro líder e ai sim…quero ver seus liderados abandonar a base do negocio.

  • fabio disse:

    cara parabens pelo sucesso de seu site ,espero que voce ajude como esta ajudando a muitas pessoas a não desistir desse tipo de sistema ,um forte abraço

    fabio paraiba .

  • jorge do nascimento disse:

    Luciano.parabens pelas explicacoes e esclarecimentos sobre MMN.

    Eu sou distribuidor herbalife.Gosto dos produtos.tenho dificuldade
    no recrutamento.muitos conseguem realmente ter sucesso.sei que nao
    e da noite para o dia,porem,sei tambem que e fruto de muito trabalho chegar la.Existe uma gama enorme de produtos no mercado sendo desenvolviod no MMN.monavie,forever,dinastia…etc.
    Qual a tecnica ou tatica para vencer todas as barreiras?
    Quando acabar a lista quente,qual a melhor forma de atuacao.
    Me de algumas dicas..

    Obrigado

    • luciano disse:

      Jorge,

      Você precisa ter 100% de crença no seu negócio e produtos. Você precisa ter um plano de trabalho – ou você leva este negócio como um hobbie para encontrar amigos? Você precisa ir a lugares onde existem empreendedores, criar um vínculo, e só então propor uma parceria.

  • Adriana disse:

    olá,Marcelo!

    Estou pensando em entrar nesse negócio de MMN pela[editado pelo moderador], vc conhece, pode me dizer se é confiável?

    Grata,

    Adriana

  • Rodolpho disse:

    Olá Marcelo!

    A poucos dias fui abordado por um amigo, com essa proposta de iniciar um investimento pelo MMN, achei muito interessante, mas toda proposta de ganhos fáceis andam de mãos dadas com a desconfiança (embora meu amigo seja de confiança).

    Pesquisei muito sobre o assunto e achei muita coisa postitiva e também muita coisa negativa (o esquema pirâmide se escondendo por trás do MMN).

    Estou bem interessado em entrar para a < -- editado pelo moderador -->, que eu não conhecia desde então, e justamente por não conhecê-la está ai o meu receio em investir meu dinheiro em algo desconhecido.

    Vi algumas reportagens em emissoras e algumas matérias em jornais e revistas, mas também vi reclamações num site (isso que me deixou um pouco desanimado…)

    Você conhece a < -- editado pelo moderador --> ?
    Ela é uma empresa séria? Se puder me esclarecer um pouco, agradeceria imensamente.

    Investimento é dinheiro e não quero jogá-lo no lixo.

    Obrigado.
    Rodolpho Caivalos

  • paulo disse:

    quero saber se as passagens aéreas,e as refeições estão inclusas nos pacotes para duas pessoas de R$645,00

  • ADRIANA disse:

    BOA TARDE LUCIANO, ESTOU PENSANDO EM ABRIR UM ESCRITORIO COM SALA DE TREINAMENTO E ATENDIMENTO…MAS COM 3 EMPRESAS DE DIFERENTES PRODUTOS … O QUE VOCE ACHA?

  • [...] bem sugerido por Marcelo Braun no blog “Onde está o Dinheiro”, marketing multinível são “múltiplos níveis de pessoas que divulgam produtos para [...]

  • Mateus Teixeira disse:

    Boa noite,

    Excelente comentário sob MMN, ha também várias duvidas sob qual seria a empresa séria para se trabalhar com o MMN. Afirmo que existem algumas legalizadas para se trabalhar, inclusive a DINASTIA, essa eu pesquisei todos os registros em órgãos públicos fiscalizadores de uma empresa brasileira, DINASTIA, eu recomendo. Maiores informações sob o assunto, é só mandar um e-mail para (mateus.t.lima@hotmail.com) com suas duvidas sob essas empresas que exitem no mercado, talvez, poderemos trocar informações ou tirar duvidas.

    At.

  • Leo disse:

    Pessoal, vcs ganham alguma coisa compartilhando pelo facebook??? A grande maioria não. Então conheça a empresa que está revolucionando o marketing digital com um sistema onde ela te paga (R$)para compartilhar publicidades de empresas cadastradas pelo Facebook. Conheça esse projeto e tenha certeza que voce mudará seu cnceito de MMN.

    http://clickbrasil.cloudapp.net/Cadastro.aspx?user=leo%20marques

  • Denise disse:

    Gostei muito do site. Sou novo na web e tenho errado muito, porém sites como o seu tem me ajudado a acertar. Aprendi bastante com o artigo. Obrigada!

  • Luanda Fraga disse:

    Olá, gostaria de saber, se vc conhece a TELEXFREE? É uma empresa de credibilidade?

  • Seja bem vindo ao CLUBE DE LIDERES.
    Este é um sistema criado, estudado e avaliado para que todos tenham resultados satisfatórios de ganhos ilimitados, com possibilidades de fazer parte de vários negócios multiplicando seus ganhos de forma fantástica através da internet.
    O diferencial deste sistema é que vamos trabalhar organizados em um grupo forte de lideres comprometidos entre si, para que todos juntos na mesma visão venhamos atingir nosso alvo.
    Depende desta união a força de decisão que teremos diante de cada novo investimento, lembre-se: “UNIDOS SOMOS MAIS FORTES”.
    Acesse:
    http://clubedelideres.com/index

  • Francisco disse:

    Boa tarde Caros Amigos!
    Já participei de muitos e muitos MMN por aí, nunca tive sorte com nenhum, mas agora estou até animado com o Guia do Tesouro que estou agora, pois realmente estou tendo lucros e pude ao menos pagar meu carro e tirar minha família do sufoco com venda de anúncios e ganhos residuais com a rede.
    Se alguém quiser saber como funciona é só entrar no site deles http://www.guiadotesouro.com
    Vlw.

  • Priscila disse:

    Oi, bom dia! Gostaria de saber a sua opinião sobre a Polishop. Estou para entrar nesse negócio, porém ando um pouco receosa e, buscando informações acabei parando no seu site. Desde já grata, Priscila.

  • Antonio Dias disse:

    Bom dia. Quero dar-lhe os parabéns pela excelente matéria. Eu sempre fui adepto ao MMN e já ganhei dinheiro. Mas tmabém já fiz bastante investimento. E sabemos que para ter sucesso vc tem que investir, em pessoas, em produtos da sua empresa e, principalmente, em aprendizado (seminários, convenções, etc). Sou Empresário Pérola da BELCORP (uma gigante dos cosméticos que chegou ao Brasil em Out/2011 e já ocupa o 3º lugar no ranking. E em breve será a primeira. E se quer conhecer e ter sucesso, acesse http://www.somosbelcorp.com.br e se cadastre grátis sob o código 109547. E tenha sucesso!!! Abraços.

    • Maria Silvia Jacinto disse:

      Olá Antonio, parabéns pelo comentário.Também faço parte da Belcorp, esta excelente empresa que trabalha com três linhas fantásticas de cosméticos abrangendo um enorme público consumidor! L’bel (tratamento para a pele), Ésika (toda linha de maquiagem em geral) e Cyzone (look jovem). Quem quiser ter sucesso fale comigo (silvia.leticiavit@hotmail.com), que enviarei todas informações sobre este maravilhoso negócio. E acesse também o site da empresa (www.somosbelcorp.com.br) e saiba mais.
      Abraços.

  • tiago disse:

    Braun, boa noite!

    recentemente fui convidado por um amigo pra realizar um investimento numa empresa chamada BBOM, ela promete dar um ótimo retorno anual pagando mensalmente a você pelo investimento, apenas investindo sem esforço algum, gostaria de saber se você conhece a empresa e se esta proposta pode ser real mesmo.

  • oliveira disse:

    http://bbomunipxmil.blogspot.com.br/

    Olha, não sei os outros, mas este aqui estou recebendo muito,alias, não quero mais sair!

Deixe um comentário!

Deixe um comentário abaixo, ou faça um trackback do seu próprio site. Você também pode ser notificado quando alguém comentar aqui via RSS.

Seja legal. Fale sobre o assunto discutido. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse blog usa Gravatars. Para fazer o seu avatar reconhecido mundialmente, por favor inscreva-se gratuitamente no Gravatar.